domingo, 15 de junho de 2014

Sobre a Copa e o #OcupeEstelita


Sabe, tem sido daquelas coisas que é tanta coisa, que até hoje, me faltou coragem para escrever.
Não sei, mas acho que sentia no fundo que aquela efervescência linda de junho passado que começou exigindo melhores serviços e terminou renegando a Copa como maior meio de roubo político, ia se esvair. Mas vou evitar xingamentos, porque não quero baixar o nível da conversa como tem acontecido em qualquer tentativa de debate sobre os atuais acontecimentos.
Porém, existem duas respostas a serem dadas a duas perguntas feitas frequentemente por desinformados ignorantes (eu tinha prometido não xingar, não foi isso?):

Pergunta 1: Interessante que quando anunciaram a Copa no Brasil ninguém fez protesto. Pra quê isso agora?
Resposta: Mentira. Desde o início alertou-se para a necessidade de fiscalização, dada a nossa herança histórica de super faturamento, desvios e usos da alienação por meio da paixão brasileira por futebol. E ainda e mais INTERESSANTE: quando anunciaram a Copa do Brasil, não haviam despejados sem indenização MILHARES de famílias em várias cidades-sede de jogos EM NOME DA COPA.

(((( http://www.portalpopulardacopa.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=586:carta-do-i-encontro-dos/das-atingidos/as ))))

Pergunta 2: Interessante que há anos aquele lugar era abandonado, quando alguém decide fazer algo que preste, esse bando de desocupados invade e faz essa palhaçada. Por que isso?

Agora, antes da resposta, é importante entender alguns significados e interpretá-los para a situação da Ocupação do Cais José Estelita. Sim, esse lugar histórico que seria demolido para a construção de 12 espigões de luxo e serviria entre outras coisas, para isolar a passagem de ar passa o centro da cidade, segregar o espaço ainda mais e destruir uma das paisagens mais bonitas e características do Recife.

Ver: 1. Algo que preste 2. bando de desocupados 3. Palhaçada

Pronto, feito isso, também seria recomendável ler Henri Lefebvre, David Harvey e Milton Santos. Mentira! Tô dando uma de Geógrafa metida! kkk Mas ainda sim, o recomendo para entender melhor a produção do espaço e a questão urbana. Mas o essencial mesmo, é o vídeo a seguir da professora Liana, mostrando que é ilegal, querido desinformado, o que se pretende fazer ali. E que não é novidade a lógica de sucatear para depois privatizar espaços públicos. Foi assim com os hospitais universitários, está sendo assim com o Cais e pode continuar sendo se não levarmos isso a sério.

(((( http://www.youtube.com/watch?v=g-tl0N7t5uc ))))

Ainda, para informações sobre o movimento que não nasceu ontem não, segue o site:
http://direitosurbanos.wordpress.com/


Lia de Itamaracá e o Som da Rural