quarta-feira, 26 de junho de 2013

#VerásqueUmFilhoTeuNãoFogeàLuta



E essa sou eu me recuperando da terceira cirurgia no joelho e dooida pra escrever sobre toda essa linda efervescência *-* Mas o mal estar pós operatório é muito grande. Só tive apetite de fazer isso de fato, agora!
Tem um pouco mais de uma semana que tudo começou e eis que as imagens já se embaralham na minha cabeça porque eu grande parte eu assisti grog, no hospital. Mas acho que dá pra fazer uma cronologia.
Antes disso, quero lembrar algo que aconteceu aqui em Recife esse ano, e hoje, mais do que nunca, é beem irônico... Em janeiro, como acontece religiosamente quase todo ano, a tarifa de ônibus aumentou, e estudantes se mobilizaram em um protesto, também como de costume nesses casos. Depois veio outro, e mais outro, e mais outro. Quatro protestos. Do alto da minha raiva, eu cheguei a pensar que só um ato criminoso barraria isso. Pensei mesmo: "toca fogo nessa EMTU". Não vou negar, pensei mesmo. É de uma violência absurda contra a população, é um tapa na cara. Mas isso, todo mundo que não nasceu em berço de ouro, sabe. A questão é que depois dos protestos, os representantes de Recife da União Nacional do Estudantes se reuniram com o governador do estado e essa reunião terminou em uma foto com o próprio, orgulhosamente publicadas nas redes sociais. E a discussão da tarifa? Bem, aumentou mesmo e pronto. Mas estavam todos bonitinhos na foto... um joinha pra vocês.
E então que em um lugar não muito distante... ali... em SP, junho de 2013, a tarifa do transporte """público""" aumentou. Aumentou 20 centavos. E já dizia uma das muitas piadas: não é por 20 centavos, é por 40, porque é ida e volta. Ok, foi só o estopim , mas por si só já era motivo suficiente. o transporte coletivo do Brasil se resume a uma só palavra: Humilhação. E A CADA ANO É MAIS UM TAPA NA CARA, como se nos dissessem "é o que tem hoje e vão pagar o que quisermos". Não mesmo! Ninguém aguentava mais apanhar. E por cada centavo, por toda humilhação, pela cara-de-pau da politicada e politicagem podre, pelos serviços públicos caindo aos pedaços, pela humilhação de cada dia... que lindo, tomaram as ruas, retomaram seu país.
De início, foi um enorme protesto convocado pelo Movimento Passe Livre, que se estendeu ao Rio e BH. Houve especialmente em SP um imediato e forte estranhamento entre manifestantes e policiais, claramente, ao meu ver, uma trapalhada do governo municipal e imediatamente repugnada por todo o país, que já  se recusava também a engolir a até então tendenciosa cobertura da mídia. Resultado?



Uma observação: Haddad só pega em bom, né? Impressionante. Mas não me convence mesmo que o transporte coletivo não se sustenta.




Um dia após o outro, parecíamos todos atônitos. Essa era a minha impressão. Eu me mobilizava pela internet com muita dor no coração pela momentânea limitação física que me impede de ir mais uma vez para as ruas), mas achava estar sonhando... era tão empolgante! TOMOU O MUNDO!
E claro, como brasileiro esculhamba faz piada até com a própria avó, as redes sociais eram um caldeirão em ebulição entre convocações e desmerecimentos. Fiquei pasma ao ver questionamentos sobre "qual objetivo, qual o propósito?", "Está muito confuso", "Movimento facista, sem partido", "golpe militar". Perguntas imbecis, né? Puta que pariu, é por tudo e tem que ser por tudo. É repúdio!
E vem aí, o digníssimo Eduardo Campos, dois dias antes do protesto marcado em Recife (em conjunto com outras capitais), baixa a tarifa que foi aumentada SEIS MESES ATRÁS !!!!
Sim, esse é o momento em que você volta para o início do post e lembra que a UNE com líder, "propósito/foco definido", discurso arcaico e nome, reunião com governador se contentou com uma foto no facebook.Ouun, um passado tão importante pra acabar se resumindo a fazer carteirinha de estudante.
Nessa hora, companheiros, vi que o movimento tinha líderes sim, todos nós. Tínhamos propósitos muitos claros sim, todos entenderam. E 25 de junho, comemoremos, a PEC37 foi DERRUBADA! E mais:

E mais: 

A LUTA É NOSSA!